Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Tipos de rolamentos e suas aplicações em máquinas pesadas Tipos de rolamentos e suas aplicações em máquinas pesadas Tipos de rolamentos e suas aplicações em máquinas pesadas Tipos de rolamentos e suas aplicações em máquinas pesadas

Tipos de rolamentos e suas aplicações em máquinas pesadas

0 comentários
22/01/2024

Os rolamentos são componentes que permitem o movimento rotativo entre dois ou mais elementos. Desempenha principalmente o papel de reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as partes móveis das máquinas.

A fabricação dos rolamentos segue altos padrões de qualidade, com medidas específicas e materiais de alta resistência. Eles suportam cargas axiais ou radiais — axial é qualquer carga que atue ao longo do eixo de rolamento; radial é a carga perpendicular em relação ao eixo do rolamento —, reduzindo o esforço de movimento de um componente. Para cada tipo de aplicação, ambiente ou necessidade de forças, há um modelo de rolamento mais adequado


Os principais tipos de rolamentos

  • Rolamento rígido de esfera: É o tipo de rolamento mais comum e mais utilizado nas aplicações do mercado. Capaz de suportar cargas axiais e radiais, sua principal característica é a velocidade de rotação, sendo maior do que em outros tipos de rolamento.


Rolamento de esfera


  • Rolamento de contato angular duas carreiras de esferas: adequado para suportar cargas combinadas (axiais e radiais) atuando simultaneamente, é fabricado com uma grande variação de tamanhos. A linha de rolamento de precisão é indicada para máquinas-ferramenta, por exemplo.

Rolamento de contato angular duas carreiras de esferas


  • Rolamento rígido em duas carreiras de esferas: suportam cargas bem mais elevadas do que os de uma carreira. 

rolamento duas carreiras eferas


  • Rolamento rolo cônico: é um tipo de rolamento com pistas e rolos em formato cônico, onde formam um ângulo em relação ao eixo, permitindo que o rolamento resista a cargas na direção axial e radial.


Rolamento de rolos cônicos


  • Rolamento de rolo cilíndrico: eles são produzidos em diferentes modelos, séries e tamanhos, com diferença de acordo com o número de carreiras de rolos, tipo de gaiola e a configuração dos flanges de anéis interno e externo, conforme a posição e o número de flanges-guia.

Rolamento de rolos cilíndricos


  • Rolamento de esferas contato angular:  possui pistas do anel interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento. O que significa que esses rolamentos são projetados para acomodar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.


Rolamento de esferas contato angular


  • Rolamento Agulha: apresenta diâmetro pequeno em comparação com o seu comprimento. Por conta do seu perfil modificado de pista/rolo, faz com que se evitem os picos de tensão e, assim, prolongue sua vida útil. Esse tipo de rolamento possui diferentes perfis e ampla variedade de materiais, séries e tamanhos, sendo indicados para as mais diversas aplicações e condições operacionais.

rolamento de agulha


Nas máquinas de mineração, as severas condições operacionais e ambientais exigem rolamentos robustos. Eles normalmente são utilizados para escavadeiras de roda de caçamba e draglines, correias, transportadoras, caminhões, carregadeiras, entre outros equipamentos. Por isso, muitos tipos de rolamentos são aplicáveis a esse segmento, como rolamentos de rolos, rolamentos rígidos de esferas, rolamentos de rolos e cônicos.

Na agricultura, as máquinas e implementos estão sujeitos a severa tensão, pois trabalham com poeira, umidade, abrasão e altas cargas. Por isso, os rolamentos para essa aplicação devem ser adaptados a essas condições para aumentar a vida útil dos sistemas.

Fique atento a manutenção preditiva dos rolamentos


A manutenção preditiva é responsável por aumentar a vida útil dos rolamentos e dos componentes em geral das máquinas. Por isso, fique atento aos seguintes sinais:

Baixo nível de lubrificante: o intervalo entre trocas de lubrificante deve ser modificado e, certificado que ele preenche o rolamento corretamente.

Pista interna de rolamento solta no eixo: o local do eixo onde o rolamento se encaixa deve ter uma superfície preenchida com metal e retificada, deixando o eixo no tamanho apropriado.

Folga interna excessiva no rolamento: utilizar molas ou arruelas onduladas que forneçam a carga axial adequada e mantenham os corpos rolantes carregados o tempo todo.

Amassados nas pistas: todos os procedimentos de montagem de rolamento devem ser revisados. A equipe deve se certificar que nenhuma força de montagem seja aplicada por meio dos elementos rolantes e que se use uma bucha de fixação.

A Dispetral trabalha com os principais fornecedores de rolamentos do mercado, como a Rolimac, Cobra, Roltrator, Rolimtrac e Rolport, são produtos nacionais e importados, de qualidade, para garantir a melhor performance de seus equipamentos.

Fonte de pesquisa: Revista Manutenção

Clique no link e fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender! https://wa.me/553298001455

Quer conhecer os produtos do nosso portfólio? Aponte a câmera do seu celular para o QR-code e baixe o catálogo.




Marketing



Comentários 0 comentários

Deixe o seu comentário:

* Seu email não será publicado