Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Material Rodante: Quais cuidados devemos ter Material Rodante: Quais cuidados devemos ter Material Rodante: Quais cuidados devemos ter Material Rodante: Quais cuidados devemos ter

Material Rodante: Quais cuidados devemos ter

0 comentários
03/09/2024

Seja em tratores, escavadeiras ou até mesmo motoniveladoras, o Material Rodante compreende uma parte importante quando falamos do maquinário, onde engloba diversos tipos de itens, como: correntes, elos, pinos, buchas, roletes, sapatas, roda guia, aro motriz, componentes que juntos fazem com que sua máquina tenham uma melhor performance.

Mas você já pensou em como aumentar a vida útil do seu equipamento apenas cuidando da forma certa? Trazemos algumas dicas para você utilizar na sua máquina.

Algumas práticas são importantes para evitar danos do material rodante, garantindo assim uma operação mais eficiente e econômica.

Usar o material rodante adequado para a sua máquina

O material rodante deve ser compatível com o tipo de máquina, além de levar em consideração o tipo de solo e atividade na qual o equipamento vai operar.

Seguir a recomendação do fabricante

A periodicidade da manutenção, aquisição de produtos adequados do material rodante e até mesmo a capacidade de trabalho da máquina são pontos importantes para garantir um aumento na vida útil do equipamento.

Lubrificação

Algumas máquinas apresentam material rodante com vida útil menor em relação a outras. Isso acontece porque em alguns modelos de máquinas o material rodante se movimenta com maior frequência. Para evitar o desgaste do material rodante em movimento, a lubrificação dos pontos de articulação, como os roletes, pinos e buchas são essenciais para prolongar o tempo de trabalho.

Cuidados após o uso

Após a utilização do material rodante, principalmente, após os trabalhos em alguns tipos de solo, é importante efetuar a limpeza e a verificação do equipamento. Qualquer problema encontrado deve ser avaliado, assim é possível verificar a necessidade de troca, ou até se o material ainda pode ser utilizado com segurança.

Outra dica é realizar a limpeza regular do material rodante, pois a sujeira acumulada pode acelerar o desgaste e causar danos.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é outra medida importante para aumentar a vida útil do material rodante. A realização de uma inspeção periódica no seu maquinário para identificar desgastes ou danos nas peças do material rodante, verificando se todos os itens estão em boas condições, ajudam a manter a operação mais eficiente e econômica.

Por isso, durante esse processo, é possível a troca de buchas, pinos e outras peças que apresentem defeitos. Além de manter o bom funcionamento do equipamento, evita que problemas maiores ocorram, como desgaste de outras peças.

Treinamento de operadores

Outro ponto importante é o treinamento dos operadores para que a máquina seja manuseada de forma adequada, mantendo o funcionamento como se espera. Algumas medidas tomadas durante a operação podem comprometer o veículo e seu material rodante.

Investir na capacitação dos operadores, possibilita que o trabalho seja feito dentro das normas, favorecendo não só o material rodante e a máquina, mas a segurança operacional total.

3 causas principais de desgastes em material rodante

Os materiais rodantes sofrem desgastes por estarem submetidos à ação de agentes externos e ao transporte de cargas pesadas. Se esses componentes tiverem performance reduzida, diminuem a eficiência dos maquinários e podem danificar outras peças. Por isso, separamos 3 causas principais de desgastes para evitar esses riscos e diminuir as despesas com reparos:

  •  Aceleração

Embora trabalhar com mais velocidade traga vantagens, esse hábito pode desgastar o material rodante. Por isso, é preferível manter um curso mais lento ao trabalhar com carga total, ajudando assim a economizar combustível e a concluir as atividades sem danificar os componentes rodantes.

  • Troca de marcha

A melhor forma de conduzir uma máquina que tem em sua composição materiais rodantes é sempre para frente. Evite dirigir uma escavadeira com a sua cabine de frente para a roda dentada, que deve ficar atrás. As máquinas avançam nessa posição, porém o material rodante funcionará ao contrário do que deveria.

A troca de marcha, especialmente para dar a ré no maquinário pesado, é uma ação que vai acelerar o desgaste das rodas motrizes e das buchas. Desse modo, é melhor realizar esse processo apenas se for extremamente necessário e em distâncias curtas. Ao dar esse comando, não acelere de modo excessivo para proteger o chassi e limitar possíveis danos. 

  • Direção

Realize a leitura do manual do fabricante para saber precisamente como deve ser a direção do equipamento. Evite realizar mudanças bruscas para as laterais, visto que elas pioram os desgastes dos materiais rodantes. Gire o maquinário gradualmente, principalmente nas curvas para evitar falhas e prejuízos.

Com o objetivo de oferecer o melhor para o seu maquinário, a Dispetral possui em seu vasto portfólio componentes do material rodante para o seu equipamento nunca parar!


Clique no link e fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender!

https://api.whatsapp.com/send/?phone=553298001455&text&type=phone_number&app_absent=0

Quer conhecer os produtos do nosso portfólio para sua máquina? Aponte a câmera do seu celular para o QR-code e baixe o catálogo.

Fonte: Armac


Marketing



Comentários 0 comentários

Deixe o seu comentário:

* Seu email não será publicado