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Guia de pneus para máquinas, veículos e equipamentos Guia de pneus para máquinas, veículos e equipamentos Guia de pneus para máquinas, veículos e equipamentos Guia de pneus para máquinas, veículos e equipamentos

Guia de pneus para máquinas, veículos e equipamentos

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30/01/2025

Se você trabalha com máquinas, veículos e equipamentos, nos setores agrícola, mineração, construção civil, indústria e rodoviário, sabe o quanto é importante manter os pneus das máquinas em bom estado para garantir a segurança, estabilidade e a produtividade. A seguir, respondemos às perguntas mais frequentes dos nossos clientes, para ajudá-los a tomar decisões mais informadas e aumentar a vida útil dos seus pneus.

O que é o pneu?

Um pneu proporciona o deslocamento de um veiculo com maior facilidade, suportando sua carga e velocidade para qual foi concebido. É um produto de engenharia com alta tecnologia, construído de materiais sintéticos e naturais, como: aço, materiais têxteis, borracha, negro de fumo, enxofre, agentes antioxidantes e etc

Quais as funções do pneu?

- Complementar a suspensão do veículo, absorvendo as irregularidades do caminho.

- Suportar a carga e para  pneumáticos, conter determinado volume de ar pressurizado.

- Prover estabilidade direcional, alterando ou mantendo a trajetória

- Transmitir a tração e força de frenagem para superfície do piso


Qual a calibragem correta para o pneu?

A calibragem em veículos automotivos e rodoviários (conforme INMETRO) está especificada na lateral do pneu (FLANCO) como índice de pressão (PSI). Porém, a calibragem ideal depende de fatores como: velocidade, carga (peso transportado) e tipo de piso no qual o veículo estará tracejando. A pressão recomendada também pode ser encontrada no manual do equipamento/veículo. Manter a calibragem adequada é crucial para garantir a durabilidade do pneu e evitar desgaste irregular ou perdas prematuras.

Qual o pneu correto para a aplicação?

Cada setor tem suas necessidades específicas. No setor agrícola, por exemplo, pneus com maior área de contato são preferidos para distribuir melhor o peso e evitar a compactação do solo. Já no setor de mineração, pneus reforçados e mais robustos são necessários devido ao terreno mais agressivo e cargas mais pesadas. No setor da construção civil, pneus com maior resistência ao desgaste são ideais devido ao contato constante com superfícies duras e irregulares.

O que seriam as lonas dos pneus? 10, 12 lonas? E PR?

Lonas dos pneus, ou PR (Ply Rating), trata-se de um índice que mede a capacidade do pneu de resistir à carga com uma determinada pressão. Nos antigos pneus diagonais, o PR servia para indicar o número de camadas em nylon que constituem o flanco. Esta indicação está presente nos pneus agrícolas e industriais. 

Qual o tempo de duração do pneu? Pneu tem prazo de validade?

A durabilidade de um pneu pode variar de acordo com a aplicação, o terreno e a manutenção. Em média, um pneu pode durar de 2.000 a 10.000 horas de operação, mas isso depende do tipo de uso. Todos os fabricantes de pneus certificados e homologados pelas principais normas de fabricação global de pneus (ETRTO, JATMA, ALAPA) precisam fornecer 5 anos de garantia, mas a borracha possui uma durabilidade de até 10 anos (garantindo toda segurança de estrutura e composto).

Qual a diferença entre os pneus radiais e os diagonais?

A construção dos pneus diagonais (convencionais) é feita com malhas de nylon sobrepostos formando ângulos opostos entre si. Possuem cintos de estabilização (nylon ou aço) localizados entre a carcaça e a banda de rodagem. Também chamado de Nylosteel. Os pneus radiais são construídos com malhas radiais de aço, que formam um ângulo de 90° a partir da linha de centro do pneu e possuem cintos estabilizadores de aço localizados entre a carcaça e a banda de rodagem.

O pneu pode ser reformado? Diagonal ou Radial?

Sim, os pneus podem ser reformados. Existem três tipos de reformas homologados para uso em pneus rodoviários: recauchutagem, recapagem e remoldagem. Entretanto a prática de reformas se estende para grande parte da gama de pneus produzidos para os segmentos de movimentação de materiais, construção, mineração e agrícola. Em toda reforma de pneus precisa ser realizado uma inspeção qualitativa e minuciosa dos pneus, para garantir a estrutura da carcaça/peça que será aplicada a reforma e/ou nova banda de rodagem. Não é recomendado a reforma de pneus diagonais, apenas os pneus radiais possuem estrutura de carcaça que pode garantir (dentro do prazo de validade dos pneus) a melhor aplicação da reforma e segurança para utilização do produto.

O pneu tem conserto para perfuração? Na lateral ou na banda de rodagem?

Os pneus de maquinário pesado podem ser consertados em caso de perfuração, mas a reparabilidade depende de onde o dano ocorreu. Danos na banda de rodagem geralmente podem ser reparados com eficiência. Já danos na lateral do pneu, especialmente se forem profundos, podem comprometer a segurança e a estrutura do pneu, tornando o conserto inviável. Resumindo: o concerto na banda de rodagem para danos de pefurações é valido e seguro, na lateral do pneu (flanco) não é recomendado pois é uma área de estrutura dos pneus (comprometendo sua segurança).

Existe a possibilidade e a necessidade de rodízio nos pneus de máquinas?

Sim, o rodízio nos pneus é possível e recomendado em alguns casos. Em máquinas com tração nas quatro rodas, o desgaste dos pneus pode ser desigual, e realizar o rodízio ajuda a garantir que todos os pneus desgastem de forma mais uniforme. Isso prolonga a vida útil dos pneus e melhora a performance da máquina. O rodizio é fundamental e necessário periodicamente para carros, máquinas e equipamentos. Garante o melhor indice de desgaste do produto e utilização até o seu limite de TWI (banda de rodagem).

Quando se deve trocar os pneus da máquina?

Os pneus devem ser trocados quando apresentarem sinais de desgaste excessivo, como profundidade de sulco abaixo do limite recomendado, rachaduras na borracha ou danos estruturais que comprometam a segurança. Também é importante substituir pneus quando houver falhas constantes em reparos ou quando a reforma não for mais viável. Existem pneus que possuem um indicador de desgaste da banda de rodagem TWI (sigla para Tread Wear Indicator), no qual o usuário pode controlar o indice de desgaste do produto. Lembrando que os pneus de máquinas (construção, agrícola ou movimentação de materiais) de uma forma segura, precisam ser trocados quando a banda de rodagem está próxima de 20% do seu tamanho original (para evitar avarias inesperadas, desagregação ou explosões).

Manter os pneus em boas condições é essencial não apenas para o desempenho das máquinas, mas principalmente para a segurança nas operações. Pneus com desgaste irregular, pressão inadequada ou danos podem comprometer a estabilidade e a eficiência da máquina, colocando em risco a operação e a integridade dos operadores. Na Dispetral, entendemos a importância de escolher os pneus certos para cada aplicação e garantimos que nossos clientes tenham acesso a pneus de alta qualidade. Estamos aqui para ajudar a manter suas operações seguras e produtivas, com pneus que atendem às necessidades específicas de cada tarefa.

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