Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Escolha ideal de pneus para máquinas pesadas Escolha ideal de pneus para máquinas pesadas Escolha ideal de pneus para máquinas pesadas Escolha ideal de pneus para máquinas pesadas

Escolha ideal de pneus para máquinas pesadas

0 comentários
24/06/2020

Os pneus são os componentes de interação direta entre a máquina e o solo. Por isso, a escolha do pneu ideal para a sua máquina é importante para melhorar seu desempenho e durabilidade.

Máquinas pesadas, como tratores, retroescavadeiras, escavadeiras, pás carregadeiras, mini escavadeiras, são veículos projetados para trabalhos em atividades de grande esforço mecânico. Dessa forma, toda a sua estrutura deve ser adequada para cada tipo de máquina, de modo que o equilíbrio e a agilidade do veículo estejam de acordo com a aplicação de destino.

A escolha dos pneus para esses maquinários não é diferente. Estruturas pesadas e fortes, estes equipamentos precisam contar com pneus de alta resistência que aguentem o dia a dia de trabalho intenso. Você conhece a estrutura de um pneu?

  • Carcaça: É a base dos pneus, estrutura que resiste a variação de pressão e peso da máquina. É construída com lonas emborrachadas com talões.
  • Talões: São construídos por diversos fios de aço, dando resistência, impedindo a deformação de toda a estrutura e garantindo a mobilidade do aro.
  • Intermédios: Lonas que protegem a carcaça de impactos e garantem elasticidade ao conjunto de banda de rolagem de carcaça.
  • Flancos: Construídas com camadas de borracha, ficam nas laterais dos pneus para proteger a carcaça.
  • Banda de rodagem: é a parte que toca o solo e faz com que o pneu tenha o desempenho esperado.
  • Liner: Colocada na parte interna do pneu, tem o objetivo de vedar completamente o pneu sem câmara.
Escolha ideal de pneus para máquinas pesadas 1

O pneu correto faz toda a diferença

Para evitar transtornos e melhorar o desempenho da máquina, é importante fazer a escolha correta do pneu. Além disso, é fundamental se atentar para os tipos de condições em que a máquina deve operar. Equipamentos utilizados excessivamente, em terrenos difíceis com pedras e objetos cortantes, devem ter um cuidado especial.

É importante também caprichar na manutenção, já que ela influencia diretamente no desempenho da máquina. Não se deve utilizar pneus que já ultrapassaram o tempo de vida útil ou que apresentem defeitos. Observar sempre a pressão ou calibragem também garante uma maior durabilidade, uma vez que, se o pneu não estiver calibrado corretamente, ele apresenta um aumento de temperatura que causa desgaste excessivo. Então fique de olho em alguns pontos essenciais.

  • Um programa eficiente de controle de calibragem dos pneus representa uma economia de 20% a 30% nos gastos.
  • A sobrecarga do veículo também pode ocasionar um aumento de temperatura dos pneus e causar possíveis danos a eles.
  • Não entre em operação com o seu equipamento se a carga for maior do que a estabelecida pelo fabricante.
  • A velocidade e ciclo de operações também são fatores que influenciam diretamente na vida útil dos pneus.


Se liga na dica, Dispetral!

Os pneus para máquinas pesadas possuem especificações para cada tipo de serviço a ser executado. Mas algumas dicas são válidas para obter bom desempenho e economia na escolha dos pneus.

O modelo 753 da marca Camso, por exemplo, é destinado a retroescavadeiras. Seu desenho assimétrico otimiza a durabilidade e a versatilidade em superfícies mistas e duras, proporcionando resistência contra desgastes e perfurações. Já o desenho na parede lateral protege contra impactos, enquanto os blocos escalonados no ombro da banda de rodagem melhoram a tração em superfícies mais macias.

O modelo 775, também da Camso, oferece maior rendimento para o veículo. Enquanto o desenho da banda de rodagem otimiza a tração e a versatilidade para aplicações de superfícies mistas e duras, o desenho lateral reduz a chance de trincas causadas por acúmulo de tensão.

O que pouca gente sabe é que esses dois pneus, com medidas 10 x 16,5 podem ser utilizados em retroescavadeiras que fazem o uso da medida 12 x 16,5. Os modelos, além de apresentarem um bom desempenho e uma economia na hora da compra, garantem mais performance e durabilidade.


Precisando de pneus para sua máquina? Clique no link e fale com a gente. Temos uma equipe especializada pronta para te atender https://wa.me/553298001455

Marketing



Comentários 0 comentários

Deixe o seu comentário:

* Seu email não será publicado